• Danielle Trolezi

Brigadeiro puxa-puxa ou cremoso?

Qual o seu tipo ideal de brigadeiro? Aquele cremosinho, que derrete assim que você morde, ou aquele mais firme, que é parecido com uma bala toffee?


Penso que, neste caso, não existe certo ou errado. Cada um é livre para fazer o que bem entender. Mas desde que você entenda o que se está fazendo (nossa, que grossa! rs). Calma! Eu explico porque isso é importante. rsrs


O leite condensado é feito praticamente de leite e (muito) açúcar. Considerando isso quando fazemos um brigadeiro, estamos submetendo o açúcar contido no leite condensado a uma certa temperatura. Conforme a massa vai sendo aquecida e agitada pelos movimentos circulares que fazemos na panela, esse açúcar vai se caramelizando.


Quanto mais tempo você cozinhar, maior será a temperatura da massa do brigadeiro e a agitação da massa também. Sem querer, estamos ali meio que "puxando o caramelo".



Por isso, se a sua intenção for fazer um brigadeiro em ponto mais cremoso, que é como chamamos o brigadeiro gourmet, por exemplo, é interessante você utilizar gordura (presente no creme de leite e gemas de ovos) ou agentes anticristalizantes (como a glucose de milho, que expliquei nesse post aqui), e cozinhar o brigadeiro sempre em fogo baixo.


Mas se quiser intencionalmente o brigadeiro puxa-puxa, utilize pouca ou nenhuma gordura, e mantenha o brigadeiro cozinhando por mais tempo, em fogo médio para alto. É como as balinhas de brigadeiro são feitas.


Viu só como é importante conhecer os processos, pra saber a sua preferência e manter sempre o mesmo padrão para as suas receitas? Agora a minha grosseria do começo do texto fez sentido, não fez? hehe.


Se você gostou desse post, é provável que irá gostar deste aqui também:

8 truques para fazer brigadeiro em casa sem errar


E você, qual ponto do brigadeiro você gosta mais? Conte pra mim nos comentários ;)

#doce #brigadeiro #pontodobrigadeiro #puxapuxa #danitrolezi #bakemeblog

8,296 views

Quer receber as receitas e dicas em seu email?

Inscreva-se :)

(prometo que não enviarei spam)

© 2018 by BAKE ME Confeitaria.