top of page
  • Writer's pictureDanielle Trolezi

Brigadeiro de iquibira com pralin de coco licuri | Live sobre ingredientes brasileiros

Parece que escrevi o nome da receita em outra língua. Mas você sabia que os ingredientes utilizados nessa receita são todos brasileiros? Chocada? Rs! Vem comigo que eu te explico!


Recentemente, convidei minha amiga Monah para participar de uma live comigo no Instagram, para falarmos sobre os ingredientes brasileiros e sobre como é importante valorizar esses produtos cada vez mais, pois assim incentivamos economicamente quem produz, contribuímos para que essa diversidade maravilhosa perdure ao longo do tempo (Monah comentou que alguns frutos estão entrando em extinção por falta de incentivo e consumo) e ainda valorizamos a profissão do confeiteiro!


A Monah me presenteou com todos esses ingredientes incríveis e mostramos e falamos um pouco sobre cada um deles na live. Pena que não dá pra sentir o aroma aqui pela internet rsrs!

Na sequência:

1. Iquibira

2. Cumaru

3. Castanha Baru

4. Puxuri

5. Priprioca

6. Cachaça de Jambu e de Cambuci

7. Extrato de cumaru com whiskey

8. Farinha de Cambuci e Cambuci in natura

9. Coco Licuri


Mostramos na live que, apesar de não estarmos acostumados a incluir ingredientes tão exóticos e diferentes em nossas preparações na confeitaria, é muito fácil utilizá-los nas receitas!


Por exemplo, a castanha Baru e o coco licuri podem ser utilizados da forma como utilizamos as nozes: em bolos, brownies, cookies, para finalizar ou decorar sobremesas. Já as sementes, como o cumaru, puxuri, iquibira, funcionam super bem como especiarias, e podem ser utilizadas para substituir a tradicional baunilha. O preparo das receitas é o mesmo, só muda o ingrediente. As polpas de frutas como cupuaçu, uvaia, cambuci, entre muitas outras, podem ser utilizadas para produzir geléias, musses, caldas e o que mais você quiser!


Na receita de hoje, iremos utilizar o iquibira para saborizar o brigadeiro. O iquibira é um tipo de pimenta de árvore encontrado na Bahia e Amazônia, também conhecida por Pimenta de Macaco. Apesar do nome pimenta, ele é bem mais aromático e lembra uma mistura de especiariais. Delicioso!


Já o coco licuri tem características muito parecidas com a de uma oleaginosa, como nozes e avelãs, por exemplo. É rico em gorduras e o seu sabor de coco é bem intenso.

Nesta receita, faremos um pralin (termo francês para quando caramelizamos uma oleaginosa e depois a transformamos em uma farofa), para utilizar na finalização do brigadeiro.


Ingredientes do brigadeiro

1 lata de leite condensado

10 gr de manteiga sem sal

80 gr de creme de leite (UHT, fresco, de latinha)

3 unidades de iquibira


Para finalizar: pralin de coco licuri

130 gr de coco licuri desidratado

150 gr de açúcar refinado

40 ml de água


Preparo

1. Primeiro, prepare o pralin de coco licuri: misture a água e o açúcar e leve ao fogo até que atinja 121o.C.

2. Adicione o coco licuri, retire a mistura do fogo e mexa constantemente, até que a mistura da calda se torne com aspecto de areia.

3. Retorne ao fogo médio, para que o licuri caramelize por igual, mexendo sempre, até que fiquem com tom âmbar. Despeje sobre um silpat ou folha de teflon. Espere esfriar e bata no processador, até virar uma farofa. Reserve.

4. Para o brigadeiro, rale o iquibira sobre o leite condensado, e misture com o creme de leite e a manteiga.

5. Leve tudo ao fogo baixo, mexendo sempre, até dar o ponto desejado. Despeje em um prato raso, cubra com filme PVC em contato e leve à geladeira por no mínimo 8 horas.

6. Boleie os brigadeiros no tamanho desejado e finalize no pralin de coco licuri.


A Monah fez a gentileza de pesquisar lojas onde podemos encontrar os frutos brasileiros e compartilhou com a gente:


Sitio do Bello - Instagram: @sitiodobello

Emporio Poitara - Instagram: @emporiopoitara


E você, ficou animado para testar novas receitas e possibilidades? Se fizer algo diferente, me avise! Vou adorar saber que você se inspirou!


Um beijo e até a próxima receita.

 
1,320 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page