• Danielle Trolezi

Cerejas em calda

Aproveite a safra das cerejas para conservá-las por mais tempo e usar em todas as suas sobremesas!


As cerejas ao Maraschino, também conhecidas como cerejas em calda, são realmente cerejas, mas não na sua forma natural como pensamos. Maraschino é o nome dado a um processo que torna as cerejas coloridas, deixando-as embebidas no licor Maraschino. Só não confunda com as falsas cerejas em calda, que são mais baratas, mas feitas de gelatina ou de outros vegetais (normalmente, de chuchu! rs).


Neste processo, o primeiro passo é deixar as cerejas frescas de molho em uma mistura de cloreto de cálcio e dióxido de enxofre, que funcionam como um alvejante, removendo a cor e o sabor originais da cereja (eca!). Depois, as cerejas têm o seu caroço removido e são embebidas em um xarope de açúcar, corantes artificiais e aromatizantes, dando aquela cor vermelha bem forte.


Confesso que até gosto dessas cerejas "artificiais", mas depois que aprendi a fazer as minhas próprias cerejas em calda, sem ingredientes ultraprocessados e conservantes químicos, o meu nível de exigência subiu! rs

Eu aprendi a fazer essas cerejas em calda depois de ter visto uma receita da Raiza Costa, há uns dois anos. Fiz algumas alterações, pois achei muita alta a quantidade de bebida e de açúcar... Diminuí as proporções e testei.


Ficaram maravilhosas! Elas ficam muito mais saborosas do que as industrializadas. Quando as cerejas acabarem, você pode usar o próprio caldo para regar bolos ou sobremesas.


Fácil, rápido e valoriza os seus bolos e sobremesas de um jeito incrível! Vamos fazer?


Receita

Ingredientes 120 ml de água 240 gr de açúcar 1 pitada de sal 200 gr de cerejas frescas sumo de 1/2 limão 15 ml de Cointreau 100 ml de vodka, licor de Maraschino ou Kirsh 1 fava de baunilha ou 1 colher (sopa) de delipaste de baunilha

Preparo 1. Leve o açúcar, o sal, a água e a baunilha para ferver. 2. Adicione as cerejas e cozinhe por alguns minutos, até que elas comecem a enrugar (não cozinhe por muito tempo, senão elas desmancham). 3. Desligue o fogo e adicione a vodka (ou licor), o Cointreau e o limão. 4. Despeje as cerejas em um pote hermético e cubra com a calda e guarde na geladeira por até 3 meses.

#doce #cerejasemcalda #sobremesas

Quer receber as receitas e dicas em seu email?

Inscreva-se :)

(prometo que não enviarei spam)

© 2018 by BAKE ME Confeitaria.