• Danielle Trolezi

Cerejas em calda

Updated: 4 days ago

Aproveite a safra das cerejas para conservá-las por mais tempo e usar em todas as suas sobremesas!


Será que toda cereja em calda é feita de chuchu?


As cerejas ao Maraschino, também conhecidas como cerejas em calda, são cerejas de verdade, mas não em sua forma tão natural como pensamos a vida toda.


As cerejas em calda normalmente passam por um processo químico - um tanto quanto bizarro, na minha humilde opinião, para ficarem com as características que a gente já conhece.


Neste processo, o primeiro passo é deixar as cerejas frescas de molho em uma mistura de cloreto de cálcio e dióxido de enxofre, que funcionam como um alvejante, removendo a cor e o sabor originais da cereja (chocada!).


Depois, as cerejas têm o seu caroço removido e são embebidas em um xarope de açúcar, corantes artificiais e aromatizantes, processo em que ficam com a cor vermelha bem forte, que a gente já conhece.





Mas voltando à enquete do post, a resposta é: não são!

Lendo um post do Vitor Hugo, em seu blog Prato Fundo, ele conta que vasculhou a internet atrás da informação e encontrou apenas uma marca, mas nem de chuchu é...


Na verdade, a "cereja" em questão é feita de alga e sua consistência é parecida com uma espécie de bala de goma. Ele chegou a fazer alguns testes a partir do chuchu e compartilhou os resultados aqui.



É possível fazer cerejas em calda em casa?


Sim! Eu aprendi a fazer as minhas próprias cerejas em calda depois de ter visto uma receita da Raiza Costa, há uns dois anos. Fiz algumas alterações, pois achei muita alta a quantidade de bebida e de açúcar... Diminuí as proporções e testei.


Ficaram maravilhosas! Elas ficam muito mais saborosas do que as industrializadas. Quando as cerejas acabarem, você pode usar o próprio caldo para regar bolos ou sobremesas.


Fácil, rápido e valoriza os seus bolos e sobremesas de um jeito incrível! Vamos fazer?


Receita

Ingredientes 120 ml de água 240 gr de açúcar 1 pitada de sal 200 gr de cerejas frescas sumo de 1/2 limão 15 ml de Cointreau 100 ml de vodka, licor de Maraschino ou Kirsh 1 fava de baunilha ou 1 colher (sopa) de delipaste de baunilha

Preparo 1. Leve o açúcar, o sal, a água e a baunilha para ferver.

2. Adicione as cerejas e cozinhe por apenas 3 minutos, ou até que elas comecem a enrugar (não cozinhe por muito tempo, senão elas desmancham).

3. Desligue o fogo e adicione a vodka (ou licor), o Cointreau e o limão.

4. Despeje as cerejas em um pote hermético e cubra com a calda. Deixe fechado por pelo menos 24 horas.

5. Conserve em geladeira por até 30 dias.


#doce #cerejasemcalda #sobremesas

Quer receber as receitas e dicas em seu email?

Inscreva-se :)

(prometo que não enviarei spam)

© 2018 by BAKE ME Confeitaria.