• Danielle Trolezi

Cheesecake com base de Brownie

Aprenda a fazer um cheesecake que não vai ao forno.



Dicas da Dani


Sobre o brownie

O brownie que faremos nessa receita é chamado de brownie fudge, pois a sua textura fica bastante untuosa e pouco consistente, diferentemente de um brownie cakey, cuja textura é mais parecida com a de um bolo. Eu quis usar essa receita, pois esta sobremesa necessita de refrigeração e, portanto, o brownie fudge é ideal para este tipo de preparo!


Sobre o cheesecake

Este cheesecake não é aquele tradicional, pois ele não vai ao forno e não contém ovos. Apesar disso, o seu sabor é delicioso e a a sua textura fica muito parecida com a de uma musse.


No lugar dos ovos, usaremos a gelatina para dar estrutura ao cheesecake. Use cream cheese tradicional, e não o light, pois precisamos da gordura para dar estrutura à sobremesa.


O suco de limão é importante para coagular as proteínas do leite e dar estabilidade ao cheesecake. Além disso, vai trazer acidez e realçar o azedinho do cream cheese. Por isso, não pule esta etapa.


Sobre a gelatina

O uso correto da gelatina é extremamente importante para dar estrutura. Por isso, aguarde o mínimo de 12 horas para desenformar (ideal – 24 horas), e assim, terá uma sobremesa com corte perfeito!


Caso queira substituir a gelatina em folha pela gelatina em pó:

Para a forma de 20cm - Use 7 gr de gelatina em pó e hidrate em 35 ml de água gelada.

Para a forma de 15cm - Use 5 gr de gelatina em pó e hidrate em 25 ml de água gelada.


Para hidratar a gelatina, coloque a água gelada em um recipiente e polvilhe a gelatina por cima. Depois de completamente hidratada (aprox. 10 minutos), dissolva em banho-maria até 45oC, espere esfriar para uns 35oC e, então, adicione à mistura.


Caso queira substituir a gelatina por ágar-ágar:

No geral, o agar-ágar tem um poder de gelatinização 3 vezes mais forte do que a gelatina e já começa a endurecer entre 32oC e 40oC, por isso, nem é necessário levar o preparo à geladeira em alguns casos.


Obviamente, este não é o caso da nossa sobremesa, uma vez que ela leva cream cheese e crème de leite fresco em sua composição. A diferença é que esssa sobremesa poderá ficar por mais tempo exposta em temperatura ambiente, caso seja feita com ágar-ágar.


Assim, você pode usar:


Para a forma de 20cm - Use 2 a 3 gramas de ágar-ágar em pó e hidrate em 10 a 15 ml de água gelada.

Para a forma de 15cm - Use 1,5 gr de ágar-ágar em pó e hidrate em 8 ml de água gelada.


Depois de completamente hidratado, leve em fogo brando para ferver por 5 minutos, mexendo sempre, senão ele gruda no fundo da panela.


Aguarde resfriar um pouco e adicione ao preparo.


| Vamos para a receita!


Ingredientes do brownie fudge


Modo de preparo

1. Preaqueça o forno a 170o.C. Prepare uma forma com fundo removível, com 20 cm de diâmetro: unte com desmoldante, coloque uma folha de papel manteiga e passe um pouco de desmoldante novamente.

2. Coloque os ovos e o açúcar mascavo na batedeira, usando a pá, e bata em velocidade baixa até misturar bem. Derreta o chocolate em banho-maria ou na potência média do microondas e misture o óleo e a manteiga, até que esteja tudo homogêneo.

3. Adicione essa mistura de chocolate à batedeira e continue batendo em baixa velocidade até misturar bem.

4. Adicione o cacau, o fermento, a farinha e o sal, e continue batendo até ficar brilhante e sem grumos.

5. Despeje tudo na forma untada com papel manteiga. Asse por 15 ou 20 minutos. A massa deverá sair do forno ainda molinha, e dará a impressão de que no centro ainda está crua, mas é neste ponto que ela estará correta. Se assar demais, não estará no ponto que queremos.

6. Reserve em temperatura ambiente, até resfriar.

7. Depois disso, transfira o brownie para uma nova forma de aro removível, de 20 cm, e coloque acetato nas laterais.

8. Reserve e faça o cheesecake.



Ingredientes do Cheesecake

Modo de preparo

1. Hidrate as folhas de gelatina em água bem gelada, por 15 minutos. Escorra-as, espremendo bem, para retirar o excesso de água. Reserve.

2. Coloque o cream cheese na batedeira e bata até ficar cremoso. Adicione o açúcar, o sal, o extrato de baunilha, o limão e o óleo essencial.

3. Aqueça a gelatina em banho-maria, até que ela esteja dissolvida (45oC-50oC). Espere amornar e acrescente à mistura de cream cheese.

4. Imediatamente, adicione o creme de leite fresco batido em picos médios, mexendo delicadamente, para não perder aeração.

5. Despeje imediatamente sobre a base de brownie e leve à geladeira por 24 horas. Depois disso, leve ao freezer por 1 hora, para facilitar desenformar. Desenforme sobre um prato e decore com chantilly e morangos.

6. No momento de servir, aqueça levemente a calda densa de chocolate e coloque no fundo do prato. Por cima, acomode a fatia do cheesecake brownie. As diferentes temperaturas do doce farão uma explosão de sabores.


Calda densa de chocolate para bolos e brownies

2 xícaras de açúcar

1/2 xícara de cacau em pó (usei Callebaut)

60 gr de manteiga sem sal

200 ml de leite


Essa é a minha cobertura preferida para bolos de cenoura. Pouco doce e fica com textura de glaçagem. Ela não fica craquelada como a cobertura acima. A sua textura fica super macia e combina com bolos de chocolate também.


A minha dica especial para utilizar esta calda é: corte o bolo dentro da assadeira e despeje a calda. Assim, a calda vai escorrer e todas as fatias de bolo ficarão molhadinhas. Espere resfriar completamente.


Para preparar, é fácil: leve todos os ingredientes ao fogo médio-alto, mexendo sempre. Assim que ferver, cozinhe por mais 1 minuto, ou até você notar que a cobertura desgruda do fundo da panela. Desligue e despeje sobre o bolo já frio. Caso você queira que a calda penetre no bolo, ele deve estar quente quando você fizer isso.



Rendimento: 12 porções.


Durabilidade: até 3 dias em geladeira ou 3 meses no freezer.


Para congelar, aguarde o cheesecake estabilizar na geladeira por 24 horas após o preparo. Desenforme e envolva-o em 3 a 4 camadas de filme PVC e depois leve ao freezer.


Para descongelar, retire do freezer e passe para a geladeira. No momento de servir, retire o filme PVC.





959 views0 comments

Recent Posts

See All