Também conhecido como creme anglaise, em francês. Não importa o nome. Só faça.
O creme anglaise ou creme inglês é um creme super aveludado e leve, tem consistência de calda e é preparado com leite, gemas, açúcar e baunilha. A sua origem é bem antiga e que possivelmente, deu origem aos outros cremes a base de ovos.
É bem parecido com o creme de confeiteiro, porém, bem menos espesso, e servido costumeiramente com algumas sobremesas, como se fosse uma calda.
O creme inglês tradicional serve como base para sorvetes, musses e bavaroises. Você pode servir com frutas frescas, assadas ou cozidas (frutas vermelhas, maçãs, peras, figos, abacaxi), ou bolos amanteigados, madeleines, pudim de pão, souflé e até sobremesas com sorvetes. É o creme base para a Ile flottante e o Pain Perdu.
Todo confeiteiro que se dê ao respeito precisa saber fazer um Creme Inglês com perfeição. O preparo é bem fácil e rápido - é só tomar os devidos cuidados que eu ensino na receita, pra não ter erro! Poucos e simples ingredientes. Sabor untuoso, leve, um afago na alma.
Creme Inglês ou Anglaise
Ingredientes
300 ml de leite integral
75 gr de gemas (aprox. 4 unidades)
75 gr de açúcar refinado
metade de uma fava de baunilha (se não tiver, pode usar raspas de limão ou laranja)
Preparo:
1. Corte a baunilha no sentido do comprimento e retire as raspas.
2. Leve o leite para ferver com as sementes da baunilha e metade do açúcar.
3. Em uma tigela separada, misture as gemas com o restante do açúcar. Bata bem com um fouet.
4. Quando o leite ferver, acrescente à mistura de gemas e bata bem com um fouet.
Isso faz com que a temperatura das gemas aumente aos poucos, evitando que talhem.
5. Passe esse creme por uma peneira, para retirar qualquer gruminho e leve de volta ao fogo, para cozinhar.
6. Quando atingir o ponto napê (você passa o dedo nas costas de uma colher e um caminho se forma e o creme não escorre), estará pronto.
7. Se você tiver um termômetro culinário, melhor ainda: aguarde o creme atingir 84o. graus e então estará pronto. Nunca deixe passar dessa temperatura ou aqueça o creme demais, pois ele pode talhar.
8. Resfrie o creme em um banho-maria invertido: coloque água gelada em uma tigela e encaixe outra tigela sobre ela. Despeje o creme inglês nessa segunda tigela e bata até resfriar.
Dicas da Dani:
1. Você pode servir o seu creme inglês com sorvetes, bolos amanteigados ou esta rabanada de panetone que eu ensinei a fazer aqui.
2. Se quiser um creme mais untuoso e encorpado, substitua o leite integral por creme de leite fresco, ou use metade de cada.
3. Você pode saborizar o seu creme inglês de outras formas:
Laranja ou limão
Coloque as raspas para ferver com o leite, no lugar da baunilha. Quando o creme já estiver frio, você pode acrescentar o licor de sua preferência: Gran Marnier, Cointreau ou Lemoncello.
Café
Misture 1 colher (sopa) de café solúvel com 1 colher (sopa) de água fervente. Misture ao creme inglês já pronto e frio.
Chocolate
Adicione 54 gr de chocolate ao leite picado ao creme, quando ele estiver a 45oC e emulsione com um fouet.
Infusões de Chás
Adicione 1/2 envelope de chá ao leite, no lugar da baunilha, e siga processo restante. Eu ensinei nesse post uma versão do creme inglês saborizado com earl grey.
Se fizer essa receita, me marque com as hashtags #danitrolezi ou #bakemephotos. Vou adorar ver as suas produções na cozinha!
Comments