top of page
  • Writer's pictureDanielle Trolezi

Financiers

Updated: Apr 28, 2021

Aprenda a fazer financiers, bolinhos de amêndoas tipicamente franceses.


Financiers são uma espécie de bolinhos de chá da tarde, que também se assemelham em alguns aspectos com um cookie, por conta de suas bordas douradas e crocantes. Por dentro, é macio e aveludado como uma nuvem!


Tradicionalmente, são feitos com farinha de amêndoas, mas você pode inovar e utilizar outras oleaginosas também.


Os financiers - financistas - são tradicionalmente feitos em formas pequenas e retangulares e, depois de assados e desenformados, lembram pequeninas barras de ouros. Algumas histórias dizem que os financiers, de origem francesa, foi feito pela primeira vez no final do século 19 por um confeiteiro cuja loja era localizada em uma região conhecida por ser um centro financeiro - como a região da Faria Lima, aqui em São Paulo. Dizem que estes são os dois motivos da origem de seu nome.


Apesar de seu formato tradicional ser retangular, você pode assar os bolinhos em uma forma de pão de mel ou de minicupcakes também.


Esta receita é do blog David Lebovitz e eu simplesmente amei!

Fácil e super simples, tenho certeza de que você também vai amar!


Receita

Ingredientes

140 gr de farinha de amêndoas*

180 gr de açúcar refinado

45 gr de farinha de trigo

1 pitada generosa de sal comum

4 claras (120 gramas)

1/2 colher (chá) de baunilha

75 gr de beurre noisette**, morna e líquida


Preparo


Para fazer a sua própria farinha de amêndoas

Caso não encontre farinha de amêndoas, você pode fazer em casa. Compre amêndoas cruas, sem pele e sem sal e coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga. Torre no forno a 170oC, por aproximadamente 10-15 minutos, ou até dourarem levemente. Aguarde que resfriem totalmente e bata no processador, até virar uma farofa bem fininha.


Para aprender a fazer a beurre noisette, clique aqui.

Você vai precisar de aproximadamente 120 gr de manteiga para fazer a beurre noisette.


Preparo dos financiers

  1. Pré-aqueça o forno a 200oC, por 15 minutos.

  2. Enquanto isso, unte formas para financiers ou para minicupcakes com manteiga amolecida (não pode ser manteiga derretida, senão gruda tudo) ou desmoldante.

  3. Em uma tigela média, misture com um fouet a farinha de amêndoas, o açúcar, a farinha de trigo e o sal.

  4. Em outra tigela, bata as claras com um fouet ou com garfo, para somente para soltar. Adicione à tigela dos secos, misturando bem. Por último, adicione a beurre noisette e misture bem com o fouet.

  5. Caso queira saborizar, você pode adicionar raspas de cítricos à massa, junto com a manteiga.

  6. Preencha as 3/4 das cavidades das formas. Essa massa não cresce muito.

  7. Asse por 13-15 minutos (o tempo varia conforme o forno), ou até que as bordas estejam douradas e o topo esteja firme.

  8. Como eu usei uma forma para minicupcakes, eu coloquei uma assadeira rasa, daquelas de rocambole, por baixa da forma de minicupcakes, para não correr o risco de queimar o fundo dos financiers.

  9. Caso você queira colocar frutas vermelhas, como morango, cereja, blueberry e framboesa, asse a massa por uns 7 minutos, retire do forno e, então, coloque as frutas no centro. Depois, volte a assadeira para o forno e termine de assar. Eu usei framboesa congelada, para não soltar água na massa.

  10. Quando retirar do forno, espere os financiers resfriarem na forma. Depois, retire-os da forma com o auxílio de uma espátula ou faquinha.

  11. Você pode servir os financiers com o creme inglês - ou crème anglaise, que ensino a fazer aqui.


726 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page