• Danielle Trolezi

Gingerbread

Updated: Jan 24

Eu fiz essa receita no final de dezembro e acabou não dando tempo de postar antes... O Natal já passou, mas como eu amo essa época, achei que o Gingerbread seria um ótimo motivo para prolongar essa data tão especial!

Eu fui atrás da história desse lendário biscoito, e encontrei a seguinte informação no site sweetmarycupcakes.blogspot.com:


"Durante muitos anos, na Idade Média, o gengibre era uma especiaria difícil de se encontrar.Depois das Cruzadas, o comércio entre o ocidente e o oriente se abriu e várias especiarias, entre elas, o gengibre, conquistaram território na gastronomia européia. Inicialmente essa especiaria conquistou a cozinha do clero.


Foram os religiosos que tiveram a idéia de fazer biscoitos com gengibre para celebrar as festas do inverno. E, dando continuidade a essa tradição, a Rainha Elizabeth I, da Inglaterra, mandava fazer homenzinhos de biscoito de mel e gengibre com a cara de seus convidados para suas festas de Natal."


Receita

A receita é da Fran, do blog Flamboesa, um dos meus sites preferidos de receitas!!! Além de fotos maravilhosamente bem feitas, que parecem ter saído do mundo dos unicórnios saltitantes, a Fran é um doce de pessoa!


Se você gostaria de ver o passo-a-passo, eu gravei um vídeo e postei no IGTV, no meu perfil no Instagram, @bakeme_br. Veja o vídeo aqui.


Ingredientes

150 gramas de manteiga em temperatura ambiente 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo (77 gr) 1/2 xícara (chá) de melado de cana (233 gr) 1 ovo grande

12 gotas de óleo essencial de laranja pera Gran Chef (opcional) 3 e 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo (480 gr) 1/2 colher (chá) de sal - usei 1/4 3 colheres (chá) de canela em pó 1 colher colher (chá) de gengibre em pó 1/2 colher (chá) de cravo em pó 1/2 colher (chá) de noz moscada em pó 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio


Preparo

  1. Na batedeira com o batedor de pá, ou na mão com uma espátula, bata a manteiga com o açúcar por mais ou menos 1 minuto até misturar bem e ficar mais claro.

  2. Adicione o melado e o ovo e bata mais um pouco até tudo se misturar bem, raspe as bordas da tigela para que não fique nenhuma parte sem misturar. Adicione o óleo essencial de laranja pera e bata somente para misturar.

  3. Peneire a farinha de trigo, com os condimentos, sal e bicarbonato. Reserve.

  4. Acrescente a mistura peneirada e bata só até misturar.

  5. Retire a massa da tigela e, com o auxílio de um rolo, abra entre duas folhas de papel manteiga ou filme PVC, em uma espessura de aproximadamente 0,5 cm. Leve à geladeira por pelo menos 30 minutos para descansar, assim a massa ficará mais firme para você cortar.

  6. Corte os biscoitos e retire-os com o auxilio de uma espátula off-set. Coloque-as sobre uma assadeira forrada com silpat ou folha de teflon. Pode usar papel manteiga, se preferir, mas unte com um pouquinho de manteiga derretida, para não grudar. Se quiser, adicione miçangas de açúcar, para imitar neve.

  7. Junte os recortes que sobraram de massa e abra-a novamente. Essa massa é ótima, pois não existe desperdício!

  8. Depois de terminada essa etapa, leve todos os biscoitos à geladeira novamente por 30 minutos, e então, leve para assar em forno pré aquecido a 180-200 graus por 10 a 15 minutos. O tempo pode variar conforme o seu forno, portanto, fique de olho quando começarem a dourar nas bordas.

  9. Coloque-os sobre um grade para resfriar, assim que saírem do forno. Cuidado para não sei queimar, pois estarão bem quentes.

Faça furinhos no biscoito, antes de colocá-lo para assar, para poder pendurar na árvore de Natal.
Sugestões de decoração
  1. Quando estiverem completamente frios, você pode decorar com glacê, como a Fran ensinou aqui.

  2. Eu usei para decorar uma sobremesa que fiz com peras em calda e mascarpone.

  3. Também usei como base para o Merengue de Natal, que ensinei aqui.

  4. Uma dica super legal - que com certeza farei no Natal deste ano - é usar para decorar guirlandas ou árvores de Natal. Para isso, faça um furinho no biscoito antes de assar. Você pode usar o bico perlê bem pequeno para isso. Depois de assados, é só passar uma fita ou barbante e pendurar onde quiser!

  5. Colocar em caixinhas de lata bem bonitas e presentear a família e os amigos!


Espero que tenha gostado da receita e das sugestões de uso desse biscoito tão perfumado e saboroso!!!


Se fizer, por favor, marque o meu perfil @bakeme_br e o da Fran também: @flamboesa.

A gente vai amar ver as suas produções!


Quer receber as receitas e dicas em seu email?

Inscreva-se :)

(prometo que não enviarei spam)

© 2018 by BAKE ME Confeitaria.