Aprenda a fazer laranjas cristalizadas ou orangettes para deixar as suas sobremesas e bolos ainda mais incríveis!
Receita
Ingredientes
• 1 laranja tipo Bahia
• 200 gr de açúcar
• 300 ml de água
Preparo
1. Corte a laranja bahia em 4 partes, no sentido dos gomos. Cada parte destas 4 divida em duas, descasque removendo o máximo que puder da parte branca. Você terá 8 cortes em pétalas, que serão cortados em tiras finas. Você também pode cortar as laranjas em rodelas, aproveitando também a polpa da fruta, conforme foto acima.
2. Coloque as tiras em uma panela e cubra-as com água fria até que comecem a boiar Leve-as ao fogo até que a água ferva, escorra a água, descartando-a. Repita esse
processo mais 3 vezes, sempre tirando a água fervente e adicionando uma nova água fria, para retirar o amargar da casca.
3. Depois de ter escaldado as cascas 4 vezes, agora você colocar os 300 ml de água. Deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 40 minutos. A calda vai reduzindo e ficando espessa.
4. Perceba que as cascas vão ficar brilhantes, levemente transparentes e flexíveis, porém sem se desmancharem. Se a calda começar a pegar ponto de fio, adicione mais água em pouca quantidade (100 ml) para não deixar a calda virar um caramelo.
5. No término do cozimento, escorra suas tirar numa peneira para drenar bem a calda e coloque-as sobre uma grade, para que sequem. Deixe assim por 24 horas e depois guarde em um pote de vidro, em temperatura ambiente, por até 15 dias.
6. Guarde a calda das laranjas em geladeira por até 3 dias. Você pode usar para fazer calda de bolo ou servir com sorvete e outras sobremesas, como por exemplo, uma panna cotta.
DICAs:
Você pode usar as laranjas cristalizadas para decorações de bolos, bombons, cupcake, para guarnecer sorvetes.
Pode também cortar em cubos e colocar em
massas de bolos e pães, e em infinitas oportunidades da sua imaginação.
Outra sugestão é banhar as tiras em em chocolate, fica lindo para presentear!
Na foto abaixo, usei a laranja para decorar uma musse de chocolate, que ensinei a fazer aqui.
Comments