• Danielle Trolezi

Nutella® Caseira

Na verdade, é muito melhor do que isso. Chamar essa pasta maravilhosa de Nutella® é até pecado. Mas eu sei que, se colocar pasta de avelãs, ninguém vai dar a mínima (acordei fofa hoje).

Com ingredientes de alta qualidade e ao mesmo tempo, simples, você faz essa pasta em 5 minutos e pode comer feliz - com moderação - sem medo de sentir culpa. Ao contrário da Nutella, essa pasta da foto tem oleaginosa em grande quantidade (cerca de 62%, contra 13% da Nutella), e você pode fazer com amêndoas, avelãs, pistache, castanha de caju, do Pará, macadâmia e até de amendoim, que foi o meu caso. A única gordura que tem aí é a da própria nuts e eu adicionei um pouco de manteiga de cacau também, pra trazer fluidez. Ou seja, nada de gordura vegetal hidrogenada, que é péssima para a nossa saúde - e que está em grande quantidade na famosa pasta da Ferrero. Sobre o chocolate, usei o 70% cacau da Callebaut, que é livre de gorduras vegetais hidrogenadas. Para adoçar, você pode usar um pouco de açúcar, mel, adoçante, açúcar de coco, ou nada, se assim preferir.


Antes de ensiná-los como preparar essa fantástica pasta, deixo aqui uma imagem bastante famosa que circula na internet. Se essa foto não te convencer a nunca mais consumir Nutella (ou consumir pouco, pelo menos), nada mais vai.


Receita

Ingredientes

160 gr da oleaginosa de sua preferência (avelãs, amêndoas, pistache, amendoim, castanha do Pará, castanha de caju, macadâmias).

90 gr de chocolate de boa qualidade, com porcentagem mínima de 50% de cacau

1 colher (chá) de manteiga de cacau derretida (ou azeite)

1 colher (chá) de extrato natural de baunilha (ou algum licor de sua preferência)

Açúcar, adoçante ou mel a gosto (opcional)

1 pitada de sal, para realçar o sabor


Preparo

1. Leve a oleaginosa de sua preferência ao forno, a 170oC, por uns 10 ou 15 minutos.

2. Retire do forno, aguarde 2 minutos para amornar, e coloque no processador. Bata até virar uma pasta. A oleaginosa irá soltar o próprio óleo.

3. Se caso virar uma farofa grossa, não tem problema, adicione a manteiga de cacau derretida ou o azeite, para dar fluidez.

4. Derreta o chocolate na potência média do microondas, de 30 em 30 segundos, ou no banho-maria.

5. Acrescente o chocolate, o extrato de baunilha, o açúcar e o sal ao processor e bata somente para misturar.

6. Despeje em um potinho hermético e conserve em temperatura ambiente por até 7 dias (o álcool presente no extrato ou licor irá conservar a sua pasta).

7. Se preferir, pode conservar em geladeira por até 30 dias. Para consumir, é só levar ao microondas, para que a pasta volte à textura.


Se fizer essa receita, me marque no Instagram como @danitrolezi ou @bakemephotos. Vou adorar ver as suas produções!

#pastadeavelas #nutellacaseira #pastadeamendoim


3,003 views

Quer receber as receitas e dicas em seu email?

Inscreva-se :)

(prometo que não enviarei spam)

© 2018 by BAKE ME Confeitaria.