• Danielle Trolezi

O que é melhor usar para fazer brigadeiro: chocolate em barra ou cacau em pó?

Como resolver esse dilema?



A resposta é: tanto faz! Conseguimos obter bons resultados usando apenas um ou outro, mas também conseguimos resultados interessantes usando os dois na mesma receita, criando uma textura e complexidade de sabores interessantes.


O mais importante é lembrar que os dois produtos possuem composições bem diferentes: o chocolate em barra ou em callets contém, além do cacau, a manteiga de cacau, que é uma gordura, açúcar e, normalmente, lecitina de soja, um emulsificante. A composição do cacau é o próprio ingrediente e manteiga de cacau.

Desta forma, chocolate em barra e cacau em pó vão se comportar de maneira distinta no brigadeiro - e em qualquer outro preparo também.


Como todo ingrediente em pó retém umidade, te aconselho a usar uma proporção maior de creme de leite na receita, para ajudar na consistência e cremosidade, quando estiver usando cacau em pó. Obviamente, as quantidades de cacau em pó e chocolate em barra também serão diferentes.


O meu conselho é: faça alguns testes para saber qual resultado mais te agradou, em termos de intensidade de sabor e consistência.


Para te ajudar com isso, vou deixar as minhas sugestões de testes a seguir:



Dica da Dani


Ao utilizar qualquer ingrediente em pó para fazer brigadeiro, como o cacau, por exemplo, peneire-o sobre o leite condensado e misture-o bem com um fouet, antes de adicionar os demais ingredientes.


Este processo evita a formação de grumos na massa.

47 views0 comments

Recent Posts

See All

Quer receber as receitas e dicas em seu email?

Inscreva-se :)

(prometo que não enviarei spam)

© 2018 by BAKE ME Confeitaria.