top of page
  • Writer's pictureDanielle Trolezi

Ovo Banoffee

Inspirado na sobremesa, a casca do ovo é feita com pâte sucrée, recheio de banana, doce de leite e cobertura de creme batido.


Receita

Ingredientes

Para a casca – pâte sucrée

240 gramas de farinha de trigo

1 pitada de sal

125 gramas de açúcar de confeiteiro

130 gramas de manteiga sem sal picada em cubos e bem gelada

1 ovo grande batido (50 gramas)

Para a montagem

50 gr de chocolate amargo derretido (não precisa fazer a têmpera)

1 banana nanica picada

150 gr de doce de leite cremoso (usei o da marca Portão de Cambuí)

100 gr de creme de leite fresco

1 colher (chá) de cacau em pó, para finalizar

Preparo da casca

1. Coloque todos os secos em um processador e bata.

2. Acrescente a manteiga e processe até fica parecendo uma areia úmida de praia.

3. Acrescente o ovo e processe até formar uma massa homogênea. Nesse momento não bata mais para não desenvolver o glúten e não deixar a massa elástica. DICA: você também pode fazer os passos 1, 2 e 3 à mão. O resultado é o mesmo!

4. Abra a massa entre duas folhas de papel manteiga com 8 mm de espessura, coloque em cima de uma forma e leve para a geladeira por pelo menos 2 horas.

5. Corte a massa no tamanho da forma e com a ajuda dos dedos ajeite a massa, tomando cuidado para que a borda fique uniforme. Fure o fundo da massa com um garfo, e leve ao freezer por 20 minutos. É importante que a manteiga da massa esteja bem gelada, para que ela cresça corretamente no forno.

6. Coloque sobre a massa um pedaço de papel manteiga do tamanho da forma que estiver usando. Cubra com bolinhas de cerâmica ou feijões, para que a massa não cresça, perdendo o seu formato.

7. Leve para assar a 220oC por aproximadamente 20 a 25 minutos, ou até que a borda esteja levemente dourada e a massa firme.

8. Retire do forno, descarte os feijões e o papel e volte para assar a 180oC, por uns 20 minutos, ou até que a massa fique com o fundo levemente dourado.

9. Espere resfriar um pouco, desenforme e deixe sobre uma grelha.

Montagem

1. Leve a casca do ovo à geladeira por 20 minutos. Em seguida, pincele chocolate derretido e leve à geladeira por 5 minutos, para cristalizar. Não é necessário fazer a têmpera do chocolate neste caso.

2. Faça camadas de doce de leite e rodelas de banana.

3. Leve o creme de leite fresco ao freezer por uns 10 minutos e bata até que fique em ponto de Chantilly. Eu não quis colocar açúcar, pois o recheio já é muito doce.

Rendimento: 1 unidade


Obs.:

A massa rende 545 gramas, aproximadamente.

Usei 150 gramas de massa para fazer 1 casca.

Você pode dobrar a receita, para ter um maior rendimento.

A massa pode ser congelada (crua) por até 30 dias no freezer.

Você pode usar a mesma receita para fazer a torta Banoffee em seu formato tradicional, como na foto abaixo. Aumente as quantidades do recheio, neste caso.




2,860 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page