• Danielle Trolezi

Ovo Paris

Updated: Mar 31

Ovo de chocolate com recheio de creme brulée e cobertura de massa folhada caramelizada. Não dá pra resistir!



Só de ter escrito a descrição deste post, minha boca já encheu de água.


Inventei esse ovo em 2017, em minha segunda Páscoa trabalhando profissionalmente, para combinar 3 sabores que gosto muito: creme brulée, massa folhada caramelizada e chocolate.


Não tem como ficar ruim! A prova disso é que ele foi campeão de vendas do meu cardápio desde então.


Ensinei essa receita no programa Revista da Cidade, na TV Gazeta hoje, dia 10 de abril de 2019, e você pode assistir ao vídeo, no final da receita.


Foto: produção do Revista da Cidade.
Receita

Recheio: Creme Brulée

1 lata de leite de condensado

100 gr de chocolate branco caramelizado (comprado pronto)

10 gr de manteiga sem sal

1 colher (sopa) de pasta de baunilha

3 gemas peneiradas


Preparo: Misture o leite condensado, a manteiga, a baunilha, as gemas peneiradas e o chocolate. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até atingir ponto de recheio. Essa quantidade de recheio rende aproximadamente 370 gramas, que é suficiente para rechear 5 cascas, feitas na forma de tamanho 250 gr.


Massa folhada caramelizada

(Aprendi a fazer com o Chef Flavio Federico, confeiteiro que eu mais admiro nesse mundo!)

300 gr de massa folhada (comprada pronta)

Açúcar refinado a gosto para polvilhar

Açúcar de confeiteiro a gosto para polvilhar


Preparo: Abra a massa folhada sobre uma assadeira. Em seguida, fure a massa delicadamente com um garfo, polvilhe açúcar refinado a gosto e leve ao freezer por 30 minutos. Retire e coloque a massa sobre um tapete de silicone com a parte polvilhada com açúcar virada para baixo. Coloque o tapete sobre uma assadeira.

Leve para assar em forno alto preaquecido a 220o.C, por cerca de 25 minutos. Retire do forno e deixe descansar por 5 minutos.

Em seguida, vire a massa folhada, polvilhe açúcar de confeiteiro a gosto e retorne ao forno por mais 15 minutos ou até dourar. Retire do forno e deixe esfriar.

Corte a massa ao meio e guarde em um pote hermético por até 10 dias.


Montagem 

2 cascas de ovos de chocolate prontas de 250 gr

160 gr do recheio pronto

50 gr  de chocolate meio amargo (já temperado), para selar as cascas

80 gr da massa folhada caramelizada

240 gr de chocolate meio amargo (já temperado)


Montagem: Faça a modelagem das cascas, conforme ensinado em aula. Leve à geladeira por 15 minutos para cristalizar e, então, desenforme. Recheie as cascas e sele com o chocolate temperado, como demonstrado em aula, tomando cuidado para não deixar o recheio exposto em nenhum ponto da casca, fazendo assim com que os seus ovos de chocolate tenham melhor vida de prateleira.


Preparo do Chocolate crocante

Em uma tigela coloque a massa folhada caramelizada, picada em pedaços médios, e o chocolate temperado. Misture delicadamente até que o chocolate envolva toda a massa folhada. Envolva esta massa folhada por fora da casca do ovo de chocolate, conforme demonstrado no vídeo abaixo.


Sugestão de variação:

Para fazer a casca crocante dos ovos, você pode substituir a massa folhada por cereal caramelizado, biscoito negresco, nozes, avelãs, amendoim, e o que mais a sua imaginação inventar!




Quer receber as receitas e dicas em seu email?

Inscreva-se :)

(prometo que não enviarei spam)

© 2018 by BAKE ME Confeitaria.