top of page
  • Writer's pictureDanielle Trolezi

Pipoca Croc Croc

Não importa que não estamos mais nas festas juninas! Você não pode deixar de fazer essa pipoca super crocante e caramelada!



Pipoca Croc Croc

Série Receitas com até 5 ingredientes

Ingredientes

80 gr de milho pra pipoca

10 gr de manteiga sem sal para estourar o milho + 100 gr para o caramelo

200 gr de açúcar (cristal ou mascavo, ou metade de cada)

45 gr de glucose ou mel

¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio

Preparo

1. Estoure o milho da pipoca com 10 gr de manteiga, sem utilizar sal.

2. Forre uma assadeira rasa e grande com papel manteiga e unte com manteiga ou desmoldante. Espalhe a pipoca e reserve. Preaqueca o forno a 160o. C.

3. Faça o caramelo: em uma panela média, em fogo médio, derreta 100 gr de manteiga, em seguida, adicione o açúcar, a glucose ou o mel. Mexa com uma espátula pra misturar tudo e continue cozinhando em fogo médio, mexendo apenas de vez em quando.

4. Coloque um termômetro de calda na panela e quando o caramelo chegar a 115o., remova a panela do fogo e o bicarbonato. Misture bem e imediatamente despeje o caramelo sobre pipoca, envolvendo bem.

5. Leve a assadeira ao forno por uns 10 minutos, retire, misture bem e volte ao forno por mais 10-15 minutos. Com isso, a pipoca ficará crocante por mais tempo.

6. Retire do forno, deixe esfriar e coloque a pipoca sobre uma folha de papel manteiga limpa (não precisa untar desta vez). Neste ponto, enquanto a pipoca ainda está quente, você pode polvilhar leite ninho, ovomaltine, flor-de-sal, castanhas quebradinhas em pedaços pequenos.

7. Para piorar a receita (rs!) você pode dar um banho de chocolate na pipoca. Siga os seguintes passos: aguarde a pipoca resfriar. Coloque o chocolate (já temperado) em um saquinho. Faça um corte pequeno em uma das pontas e, segurando firme, faça um movimento de zig-zag sobre a pipoca. Aguarde o chocolate cristalizar completamente (não precisar levar à geladeira, a não ser que a temperatura ambiente esteja maior do que 25oC).

8. Conserve em saquinhos bem vedados e coloque-os dentro de potes herméticos. Duram até 5 dias.




312 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page