top of page
  • Writer's pictureDanielle Trolezi

Sorvete de baunilha

Updated: Dec 1, 2022

Está aberta oficialmente a temporada de testes de sorvetes aqui em casa!

Foto: Dani Trolezi

Recentemente, adquiri uma sorveteira da KitchenAid, totalmente influenciada pela Fran, do perfil @flamboesa e por Julio, do perfil @dessoy no Instagram. Comprei através do Clube Compra Certa, site onde você consegue comprar peças de outlet por um preço beeeem mais barato.


Desde então, comecei a estudar de forma superficial sobre o preparo artesanal de sorvetes e fiquei encantada, a ponto de anunciar o meu novo hobbie. Confesso que o meu conhecimento sobre o assunto é praticamente zero, mas já estou fascinada. Não tenho pressa em aprender correndo. Vou no meu tempo, curtindo cada etapa, cada descoberta, sem obrigação de acertar nada. Só de aprender, observar e me divertir no processo - então, nem adianta me pedir aula de sorvetes, deixem o meu hobbie em paz! Hahahaha!


Eu sempre digo que praticamente todos os meus hobbies se dão na cozinha. Por mais que eu queira, ela não sai de mim. É nela que eu me sinto inteira. Que eu me sinto confortável, mesmo no desconforto dos pés doídos, das minhas varizes e do calor do forno e do fogão.


Mas voltando às minhas primeiras pesquisas sobre métodos de como fazer sorvete, conto a vocês que já notei que o principal deles é através do creme inglês.


O crème anglaise ou creme inglês é um dos cremes clássicos da confeitaria. Ele é super aveludado e leve, tem consistência de calda e é preparado com leite, gemas, açúcar e baunilha. A sua origem é bem antiga e eu tenho a teoria que ele deu origem aos outros cremes clássicos da confeitaria francesa.


Fizemos uma live somente sobre ele em agosto de 2020. Se você quiser assistir, clique aqui. Expliquei toda a técnica de como fazê-lo com perfeição.


Outro ponto importante sobre o sorvete é a utilização de gordura e de açúcar. São estes dois ingredientes que vão permitir que o seu sorvete continue cremoso, mesmo depois de congelado. Portanto, prefira sempre utilizar o creme de leite com maior percentual de gordura que você encontrar, e não substitua o açúcar da receita.



Sobre a baunilha


Usei as favas de baunilha da marca Vanilla Brasil, produtor brasileiro no qual tenho muita confiança e recomendo sempre no meu perfil no Instagram. Mas você também pode usar o extrato da marca, que é natural, caso não tenha a fava.




Vamos à receita?

Importante dizer aqui que sou completamente iniciante e amadora na produção de sorvetes e que não tenho intenção nenhuma de dar instruções para quem gostaria de se profissionalizar na área. Aqui, temos compromisso com a verdade! Rs!




Ingredientes

1 fava de baunilha ou 10 ml de extrato

125 gr de gemas (aprox. 6 unidades)

185 gr de açúcar

500 ml de leite integral

250 ml de creme de leite 35% gordura


Preparo da mistura

  1. Corte a baunilha no sentido do comprimento e retire as raspas (se estiver usando o extrato, adicione somente no final do preparo, junto com o creme de leite).

  2. Leve o leite para ferver com as sementes da baunilha e metade do açúcar.

  3. Em uma tigela separada, misture as gemas com o restante do açúcar. Bata bem com um fouet.

  4. Quando o leite ferver, acrescente à mistura de gemas e bata bem com um fouet. Isso faz com que a temperatura das gemas aumente aos poucos, evitando que talhem.

  5. Passe esse creme por uma peneira, para retirar qualquer gruminho e leve de volta ao fogo, para cozinhar.

  6. Quando atingir o ponto napê (você passa o dedo nas costas de uma colher e um caminho se forma e o creme não escorre), estará pronto.

  7. Se você tiver um termômetro culinário, melhor ainda: aguarde o creme atingir 80-82°C graus e, então, estará pronto. Nunca deixe passar dessa temperatura ou aqueça o creme demais, pois ele pode talhar.

  8. Adicione o creme de leite e o extrato de baunilha, se não usou a fava.

  9. Resfrie a mistura em um banho-maria invertido: coloque água gelada em uma tigela e encaixe outra tigela sobre ela.

  10. Leve à geladeira por pelo menos 12 horas. Esse período é fundamental para que as proteínas dos ovos e do leite se liguem às moléculas de água da mistura, e assim, fazendo com que sobrem menos moléculas de água para formar cristais de gelo no sorvete.



Método Nutella de fazer sorvete - preparo na sorveteira.

  • Basta seguir as instruções do fabricante.

  • No caso da sorveteira da KitchenAid, é necessário deixar a tigela por pelo menos 15 horas no freezer (eu gosto de cobrir a tigela com filme PVC). Depois, acople a tigela e os batedores na batedeira e ligue na velocidade 1.

  • Despeje a mistura aos poucos, com a batedeira já ligada, e bata por aproximadamente 15 a 20 minutos.

Assista aqui o video que fiz para o Instagram.



Método Raiz de fazer sorvete


Como vocês bem sabem, eu sou recém-nascida no babado de produzir o meu próprio sorvete, mas como sei que muitos de vocês não possuem a famosa sorveteira, pesquisei na internet sobre como fazer sorvete sem sorveteira.



Usando uma espátula ou qualquer batedeira – planetária ou de duas pazinhas


Lembro que eu e minha mãe tentamos fazer sorvete em casa um belo dia, usando a batedeira velha de guerra da Walita como nossa aliada. Era um modelo simples, de 2 pazinhas, que nem suporte tinha. Mas que tinha uma bela tigela de inox, tigela esta que habita o meu atelier e o meu coração, por tantas memórias incríveis!


  • Após ter deixado a mistura por pelo menos 12 horas na geladeira, transfira a tigela para o freezer e aguarde por 40 a 60 minutos, ou até que a mistura comece a congelar nas bordas.

  • Retire do freezer e bata na batedeira, ou com uma espátula, até que as partes mais congeladas se desfaçam.

  • Volte a mistura para o freezer e repita este processo de 3 a 4 vezes.

  • Isso vai te dar trabalho, mas vai deixar o seu sorvete super cremoso!


Atenção:

Quero deixar muito claro que não testei esse método recentemente e, portanto, se quiser fazer, saiba que é por sua conta e risco. Assim, o objetivo das dicas a seguir é te proporcionar métodos alternativos de fazer a mistura virar sorvete, para que você consiga aproveitar essa receita maravilhosa!



Usando um saquinho Ziploc


Encontrei um video na internet e achei incrível! Ele está em inglês, mas é autoexplicativo. Clique aqui para ver.

  • Basta colocar bastante gelo em um saquinho tipo Ziploc e adicionar sal, que vai impedir o gelo de derreter muito rápido.

  • Em outro saquinho menor, coloque a mistura do sorvete, feche bem e coloque dentro do saquinho com gelo.

  • Cubra com um pano de prato e agite bem por cerca de 5 minutos. Dizem que sai dali um sorvete bem cremoso!


Quem tiver coragem de testar, poste nos stories e me marca o meu perfil @bakeme_br pra eu ver!



Se você gostou dessa receita, é provável que você goste dessa também


Bavaroise dupla de baunilha e frutas vermelhas. Clique aqui para ver.



2,702 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page