Danielle Trolezi
Sorvete de baunilha
Updated: Dec 1, 2022
Está aberta oficialmente a temporada de testes de sorvetes aqui em casa!

Recentemente, adquiri uma sorveteira da KitchenAid, totalmente influenciada pela Fran, do perfil @flamboesa e por Julio, do perfil @dessoy no Instagram. Comprei através do Clube Compra Certa, site onde você consegue comprar peças de outlet por um preço beeeem mais barato.
Desde então, comecei a estudar de forma superficial sobre o preparo artesanal de sorvetes e fiquei encantada, a ponto de anunciar o meu novo hobbie. Confesso que o meu conhecimento sobre o assunto é praticamente zero, mas já estou fascinada. Não tenho pressa em aprender correndo. Vou no meu tempo, curtindo cada etapa, cada descoberta, sem obrigação de acertar nada. Só de aprender, observar e me divertir no processo - então, nem adianta me pedir aula de sorvetes, deixem o meu hobbie em paz! Hahahaha!
Eu sempre digo que praticamente todos os meus hobbies se dão na cozinha. Por mais que eu queira, ela não sai de mim. É nela que eu me sinto inteira. Que eu me sinto confortável, mesmo no desconforto dos pés doídos, das minhas varizes e do calor do forno e do fogão.

Mas voltando às minhas primeiras pesquisas sobre métodos de como fazer sorvete, conto a vocês que já notei que o principal deles é através do creme inglês.
O crème anglaise ou creme inglês é um dos cremes clássicos da confeitaria. Ele é super aveludado e leve, tem consistência de calda e é preparado com leite, gemas, açúcar e baunilha. A sua origem é bem antiga e eu tenho a teoria que ele deu origem aos outros cremes clássicos da confeitaria francesa.
Fizemos uma live somente sobre ele em agosto de 2020. Se você quiser assistir, clique aqui. Expliquei toda a técnica de como fazê-lo com perfeição.
Outro ponto importante sobre o sorvete é a utilização de gordura e de açúcar. São estes dois ingredientes que vão permitir que o seu sorvete continue cremoso, mesmo depois de congelado. Portanto, prefira sempre utilizar o creme de leite com maior percentual de gordura que você encontrar, e não substitua o açúcar da receita.
Sobre a baunilha
Usei as favas de baunilha da marca Vanilla Brasil, produtor brasileiro no qual tenho muita confiança e recomendo sempre no meu perfil no Instagram. Mas você também pode usar o extrato da marca, que é natural, caso não tenha a fava.
Vamos à receita?
Importante dizer aqui que sou completamente iniciante e amadora na produção de sorvetes e que não tenho intenção nenhuma de dar instruções para quem gostaria de se profissionalizar na área. Aqui, temos compromisso com a verdade! Rs!

Ingredientes
1 fava de baunilha ou 10 ml de extrato
125 gr de gemas (aprox. 6 unidades)
185 gr de açúcar
500 ml de leite integral
250 ml de creme de leite 35% gordura
Preparo da mistura
Corte a baunilha no sentido do comprimento e retire as raspas (se estiver usando o extrato, adicione somente no final do preparo, junto com o creme de leite).
Leve o leite para ferver com as sementes da baunilha e metade do açúcar.
Em uma tigela separada, misture as gemas com o restante do açúcar. Bata bem com um fouet.
Quando o leite ferver, acrescente à mistura de gemas e bata bem com um fouet. Isso faz com que a temperatura das gemas aumente aos poucos, evitando que talhem.
Passe esse creme por uma peneira, para retirar qualquer gruminho e leve de volta ao fogo, para cozinhar.
Quando atingir o ponto napê (você passa o dedo nas costas de uma colher e um caminho se forma e o creme não escorre), estará pronto.
Se você tiver um termômetro culinário, melhor ainda: aguarde o creme atingir 80-82°C graus e, então, estará pronto. Nunca deixe passar dessa temperatura ou aqueça o creme demais, pois ele pode talhar.
Adicione o creme de leite e o extrato de baunilha, se não usou a fava.
Resfrie a mistura em um banho-maria invertido: coloque água gelada em uma tigela e encaixe outra tigela sobre ela.
Leve à geladeira por pelo menos 12 horas. Esse período é fundamental para que as proteínas dos ovos e do leite se liguem às moléculas de água da mistura, e assim, fazendo com que sobrem menos moléculas de água para formar cristais de gelo no sorvete.
Método Nutella de fazer sorvete - preparo na sorveteira.
Basta seguir as instruções do fabricante.
No caso da sorveteira da KitchenAid, é necessário deixar a tigela por pelo menos 15 horas no freezer (eu gosto de cobrir a tigela com filme PVC). Depois, acople a tigela e os batedores na batedeira e ligue na velocidade 1.
Despeje a mistura aos poucos, com a batedeira já ligada, e bata por aproximadamente 15 a 20 minutos.
Assista aqui o video que fiz para o Instagram.
Método Raiz de fazer sorvete
Como vocês bem sabem, eu sou recém-nascida no babado de produzir o meu próprio sorvete, mas como sei que muitos de vocês não possuem a famosa sorveteira, pesquisei na internet sobre como fazer sorvete sem sorveteira.
Usando uma espátula ou qualquer batedeira – planetária ou de duas pazinhas
Lembro que eu e minha mãe tentamos fazer sorvete em casa um belo dia, usando a batedeira velha de guerra da Walita como nossa aliada. Era um modelo simples, de 2 pazinhas, que nem suporte tinha. Mas que tinha uma bela tigela de inox, tigela esta que habita o meu atelier e o meu coração, por tantas memórias incríveis!
Após ter deixado a mistura por pelo menos 12 horas na geladeira, transfira a tigela para o freezer e aguarde por 40 a 60 minutos, ou até que a mistura comece a congelar nas bordas.
Retire do freezer e bata na batedeira, ou com uma espátula, até que as partes mais congeladas se desfaçam.
Volte a mistura para o freezer e repita este processo de 3 a 4 vezes.
Isso vai te dar trabalho, mas vai deixar o seu sorvete super cremoso!
Atenção:
Quero deixar muito claro que não testei esse método recentemente e, portanto, se quiser fazer, saiba que é por sua conta e risco. Assim, o objetivo das dicas a seguir é te proporcionar métodos alternativos de fazer a mistura virar sorvete, para que você consiga aproveitar essa receita maravilhosa!
Usando um saquinho Ziploc
Encontrei um video na internet e achei incrível! Ele está em inglês, mas é autoexplicativo. Clique aqui para ver.
Basta colocar bastante gelo em um saquinho tipo Ziploc e adicionar sal, que vai impedir o gelo de derreter muito rápido.
Em outro saquinho menor, coloque a mistura do sorvete, feche bem e coloque dentro do saquinho com gelo.
Cubra com um pano de prato e agite bem por cerca de 5 minutos. Dizem que sai dali um sorvete bem cremoso!
Quem tiver coragem de testar, poste nos stories e me marca o meu perfil @bakeme_br pra eu ver!
Se você gostou dessa receita, é provável que você goste dessa também
Bavaroise dupla de baunilha e frutas vermelhas. Clique aqui para ver.
