• Danielle Trolezi

Tartelette de Abacaxi, Coco e Hortelã

Aquela receita cheia de sabor e técnica pra você aprender a fazer e vender muito agora no verão!



Fiz essa receita para a Chef Ana Costa, que me convidou para gravar um vídeo para o Maria Receita, o seu canal no Youtube.


A Ana é uma pessoa super fofa e generosa, e quem eu tive eu prazer de conhecer pessoalmente em 2019. E foi super divertido ter gravado essa receita com ela. Se você quiser assistir o vídeo, role a tela até o final da página.


Receita

Base da torta - Pâte Sucrée

Ingredientes 240 gramas de farinha de trigo

1 pitada de sal

125 gramas de açúcar de confeiteiro

130 gramas de manteiga sem sal picada em cubos e bem gelada

1 ovo grande batido (50 gramas)


Modo de Preparo

  1. Coloque todos os secos em um processador e bata.

  2. Acrescente a manteiga e processe até fica parecendo uma areia úmida de praia.

  3. Acrescente o ovo e processe até formar uma massa homogênea. Nesse momento não bata mais para não desenvolver o glúten e não deixar a massa elástica. DICA: você também pode fazer os passos 1, 2 e 3 à mão. O resultado é o mesmo!

  4. Abra a massa entre duas folhas de papel manteiga com 8 mm de espessura, coloque em cima de uma forma e leve para a geladeira por pelo menos 2 horas.

  5. Corte a massa no tamanho da forma e com a ajuda dos dedos ajeite a massa, tomando cuidado para que a borda fique uniforme. Fure o fundo da massa com um garfo, e leve ao freezer por 15 minutos.

  6. Coloque sobre a massa um pedaço de papel manteiga do tamanho do fundo da forma que estiver usando. Cubra com bolinhas de cerâmica ou feijões, para que a massa não cresça, perdendo o seu formato.

  7. Leve para assar a 220oC por aproximadamente 20 a 25 minutos, ou até que a borda esteja levemente dourada e a massa firme.

  8. Retire do forno, descarte os feijões e o papel e volte para assar a 180oC, por uns minutos, ou até que a massa fique com o fundo levemente dourado.

  9. Espere resfriar um pouco, desenforme e deixe sobre uma grelha.


Recheio: creme légère de coco

Ingredientes 300 ml de leite integral

200 ml de leite de coco

125 gr de açúcar

1/2 fava de baunilha ou 1 colher (chá) de delipaste de baunilha

105 gr de gemas (de 4 a 5 unidades)

37 gr de amido de milho

100 gr de creme de leite fresco

150 gr de abacaxi em calda, cortado em cubos


Modo de Preparo

  1. Em uma panela, misture o creme de leite, o leite de coco, metade do açúcar e a baunilha (se estiver usando delipaste, adicione somente no final do cozimento). Leve ao fogo médio, até levantar fervura.

  2. Enquanto isso, em outra tigela, peneire o amido de milho e o restante do açúcar, e misture as gemas com um fouet, até ficar um creme bem liso.

  3. Faça a temperagem dos ovos: despeje o leite fervendo sobre o creme de gemas, em um fluxo contínuo, batendo com o fouet, até homogeneizar.

  4. Volte este creme para a panela, e leve ao fogo até engrossar, mexendo sempre. Quando engrossar, cozinhe por 1 minuto. Retire do fogo e verta esse creme em um recipiente de vidro ou inox, cubra com plástico filme, encostando na superfície para não formar película e leve para a geladeira para resfriar.

  5. Quando o creme esfria, você vai notar que a textura dele fica parecida com a de um flan. Bata na batedeira para retomar a cremosidade.

  6. Bata o creme de leite fresco em picos médios. Adicione ao creme em 3 partes, incorporando delicadamente.

  7. Monte a tartelette, colocando os pedaços de abacaxi no fundo e o creme por cima. Alise a superfície com uma espátula, para que fica bem retinha.



Cobertura: Merengue Suíço

Ingredientes 90 gr de claras

135 gr de açúcar refinado

2 ou 3 gotas de óleo essencial de Hortelã da Gran Chef

150 gr de abacaxi em calda, cortado em cubos


Modo de Preparo

  1. Em uma tigela de inox, misture as claras e o açúcar com um fouet. Levar em banho-maria, até 60 graus.

  2. Quando atingir a temperatura, bater na batedeira em velocidade alta, até formar picos firmes. Adicione o oleo essencial de hortelã e bata só para misturar.

  3. Coloque a mistura em uma manga de confeitar com o bico de sua preferência.

  4. Empregue imediatamente e faça a decoração da forma que preferir. Se quiser, caramelize o merengue com o maçarico para ter um visual mais interessante!

  5. Eu decorei com um pedacinho de abacaxi, uma pétala de rosa e um raminho de tomilho (pode ser hortelã também!).


Rendimento: 25 unidades, na forminha de 5cm.




Quer receber as receitas e dicas em seu email?

Inscreva-se :)

(prometo que não enviarei spam)

© 2018 by BAKE ME Confeitaria.