top of page
  • Writer's pictureDanielle Trolezi

Trufa com recheio líquido de caramelo salgado

Eu sou simplesmente apaixonada por essa trufa com recheio líquido de caramelo salgado! A combinação do amargo do chocolate, do doce do caramelo e do levemente salgado da flor-de-sal, simplesmente faz as suas papilas gustativas entrarem em erupção. Se você não gostar, de caramelo, pode utilizar qualquer recheio que goste. Você é quem manda!


Receita

Ganache de chocolate

1/2 caixinha de creme de leite (100 gr)

1 colher (sopa) de manteiga extra sem sal (12 gramas)

1 e 1/2 colher (chá) de glucose branca (10 gr)

1 e 1/2 tablete de chocolate meio amargo (250 gr)


Recheio líquido de caramelo salgado

1/3 xícara (chá) de açúcar refinado (65 gr)

1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco (120 gr)

2 e 1/2 colheres (sopa) de glucose (45 gr)

1 colher (sopa) de chocolate meio amargo picado (30 gr)

2 colheres (sopa) de creme de leite (25 gr)

1/4 colher (chá) de flor-de-sal (opcional)


Montagem

20 trufas ocas de chocolate, que você pode encontrar aqui.

Cacau em pó para finalizar ou raspas de chocolate

Pó para decoração dourado ou bronze (gosto de usar este aqui)

1 colher (sopa) de rum ou vodka (opcional)



Modo de preparo


Ganache

Aqueça o creme de leite, a manteiga e a glucose. Quando levantar fervura, desligue e despeje sobre o chocolate. Tampe e aguarde uns 10 minutos. Misture os ingredientes com um batedor de ovos (fouet), até virar um creme bem homogêneo. Leve à geladeira até ficar bem firme (6 horas) e boleie no tamanho aproximado de 15 gramas. Deixe na geladeira até a hora da montagem da trufa.


Recheio líquido de caramelo salgado

Em uma panela alta, leve ao fogo médio o açúcar e a glucose, até obter um caramelo marrom. Enquanto isso, aqueça o creme de leite fresco, até levantar fervura. Depois adicione o creme de leite fresco e misture bem (cuidado nessa hora, pois o caramelo levanta fervura, por isso a necessidade da panela alta). Retire do fogo e aguarde o caramelo resfriar (cerca de 5 minutos). Adicione o chocolate e misture bem com um fouet. Adicione o creme de leite de caixinha e a flor-de-sal, misture bem e coloque em uma manga de confeitar.


Montagem

Coloque o recheio de sua preferência em uma manga de confeitar, com bico perlê numero 10, e recheie as trufas ocas. Retire as bolinhas de ganache da geladeira, abra na palma da mão e envolva as trufas recheadas, boleando com as mãos, para dar um acabamento melhor.Passe as trufas no cacau em pó ou nas raspas de chocolate.


Se quiser decorar com o pó para decoração dourado ou bronze, é só misturá-lo com o rum ou a vodka e pulverizar com um pincel de uso culinário. Você pode colocar as trufas em caixinhas e oferecer como lembrancinha aos seus convidados, ou utilizar suportes para decorar a mesa de doces da sua festa.


Ensinei essa receita no programa Revista da Cidade, da TV Gazeta. Clique para assistir o vídeo!


 
2,283 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page