• Danielle Trolezi

Trufa de Paçoca

Aprenda todos os truques para fazer uma deliciosa trufa em casa!


Ao contrário de muito bombom de casca grossa que é vendido por aí como trufa (rs!), a trufa real da chocolataria é a ganache de chocolate modelada com as mãos e envolta em uma fina e delicada casquinha de chocolate. Normalmente, o seu formato é orgânico, desigual, para que lembre a verdadeira trufa da natureza.


O que é a trufa de verdade?

Trufa é uma espécie de fungo que cresce junto das raízes de castanheiras e carvalhos. São iguarias raras e que custam caríssimo. O trufeiro, especialista em trufas, é quem revolve a terra e retira a trufa do solo sem quebrá-la ou danificar a sua superfície, já que elas só terão valor se as suas características originais forem preservadas. A colheita é feita com o auxílio de porcos ou cães adestrados, que as localizam através do olfato.

Foto: https://empratado.com.br/

Há infinitas possibilidades de sabores e acabamentos para as trufas: creme de leite é o mais comum, mas ganaches a base de bebidas e polpas de frutas, infusões de chás e especiarias também são interessantes.


O segredo é equilibrar a quantidade de líquidos da ganache, para que você tenha um ponto firme o suficiente para modelar, e uma certa quantidade de gordura (através do creme de leite e/ou de manteiga), para que ela fique untuosa e macia na mordida.


A glucose ou açúcar invertido têm a função de retardar a cristalização da ganache e diminuir a atividade de água, deixando a trufa cremosa por mais tempo e também aumentando o seu prazo de validade.


Normalmente, eu gosto de banhar cada trufa 2 vezes, para um melhor acabamento. Ensinei como fazer isso em uma live. Para assistir o vídeo, clique aqui.


RECEITA

Ingredientes

200 gr de chocolate branco (usei Sicao)

80 gr de creme de leite fresco 35% gordura

10 gr de glucose ou açúcar invertido

60 gr de paçoca esfarelada

300 gr de chocolate para banhar (usei chocolate ao leite da Callebaut 33% cacau)

100 gr de paçoca esfarelada ou amendoim triturado, para decorar

Preparo

1. Derreta o chocolate em banho-maria ou na potência média do microondas.

2. Aqueça o creme de leite fresco e a glucose. Quando levantar fervura, verta sobre o chocolate e abafe. Aguarde alguns minutos e emulsione com um mixer ou fouet. Adicione a paçoca e misture com uma espátula.

3. Despeje em um recipiente largo de inox e leve à geladeira por 1-2 horas, ou até que esteja firme o suficiente, e faça porções no tamanho aproximado de 15 gramas.

4. Volte à geladeira por mais 1 hora, somente para firmar.

5. Retire as trufas da geladeira e aguarde uns 50-60 minutos, para que voltem à temperatura ambiente (21oC).

6. Tempere o chocolate e banhe as trufas, conforme demonstrado em vídeo. Decore com a paçoca esfarelada ou amendoim triturado.

7. Coloque para secar sobre uma folha de papel manteiga.

Rendimento: 300 gramas de ganache, o que rende aproximadamente 20 unidades.

Conservação e durabilidade: de 15-20 dias, em temperatura ambiente 17-21oC.



133 views0 comments

Recent Posts

See All