top of page
  • Writer's pictureDanielle Trolezi

Bolo Toalha Felpuda

Updated: Apr 28, 2021

Também conhecido como o trivial bolo gelado, o nome delicado desse bolo já me faz sentir um carinho na alma.



Acredito que não há ninguém neste Brasil que nunca tenha comido um bolo gelado na vida. Tudo bem, todo mundo é muita gente, vai... Hoje em dia, há até variações desse estilo bolo, como chocolate, cenoura, leite ninho, e até versões recheadas (qualquer dia vou fazer e posto aqui pra vocês!)


Esse bolo foi o primeiro bolo que fiz na minha vida. Ele foi ensinado pela minha mãe Elisabete, que aprendeu com a minha tia Cecília, que já foi embora desse mundinho há muitos anos, mas que continua presente nas minhas memórias mais gostosas!


Tia Cecília sabia cozinhar como ninguém e assim como eu, adorava uma festa, com muita comida boa - é claro.


Foi com ela que aprendi - indiretamente - a fazer este bolo, bem como a geleia de morango, a conserva de berinjela, o bolo invertido de banana e um arroz de forno com catupiry. Na época que eu comecei a me interessar pela cozinha, lembro que a gente vivia compartilhando as receitas e os pratos também, e tínhamos essa facilidade porque ela morava na casa ao lado. Que época boa.


Pra mim, é uma felicidade enorme compartilhar essa receita com vocês.

Eu fiz esse bolo tantas vezes. Usei a receita da massa para fazer T-O-D-O-S os bolos de aniversário da família, e sempre com o mesmo recheio: creme de confeiteiro, ora com morangos, ora com pêssegos. Mentira! As vezes recheava com doce de leite e ameixa em calda também! hahaha. Hoje, esse bolo é considerado um "retrô". Mas pra mim, era bolo com gosto de aniversário mesmo.


Receita

Massa

6 ovos

2 xícaras (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de água

1 colher (sopa) de extrato de baunilha

3 xícaras de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó


Calda

1 lata de leite condensado

A mesma medida (da lata) de leite integral

1 vidrinho de leite de coco (200 ml)


Para finalizar

200 gr de coco ralado seco, sem açúcar

Papel alumínio, o quanto baste para embrulhar

Fita de cetim, para decorar


Preparo

1. Pré-aqueça o forno a 180oC.

2. Unte e enfarinhe uma forma retangular de 25 cm x 35 cm. Reserve.

3. Comece pela massa: Bata as claras em neve, acrescente as gemas 1 a 1, e bata até ficar um creme claro e fofo.

4. Adicione a baunilha e misture.

5. Adicione metade do açúcar e bata na velocidade máxima por uns 3 minutos. Adicione a outra metade e repita o processo. Reserve.

6. Em uma tigela separada, misture a farinha de trigo com o fermento.

7. Adicione 1/3 da mistura de farinha à batedeira e metade da água. Bata na velocidade média, somente para misturar. Repita o processo: adicione mais 1/3 da farinha e a outra metade da água e termine com o restante da farinha.

8. Despeje essa massa na forma preparada e leve para assar, de 35 a 40 minutos, ou até que, espetando um palito na massa, este saia limpo.

9. Enquanto o bolo assa, faça a calda: misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio até ferver. Desligue o fogo. Reserve.

10. Quando o bolo sair do forno, aguarde uns 2 minutos e corte em quadrados.

11. Regue o bolo ainda quente com a calda, cubra a forma com filme PVC ou papel alumínio e leve à geladeira, por umas 6 horas.

12. Desenforme os quadradinhos de bolo, passe cada um deles pelo coco ralado e embrulhe as porções no papel alumínio, finalizando com a fita de cetim.


Gostaram? Apesar de super simples, esta é uma ótima e carinhosa opção de lembrancinha. Decorando de um jeito bacana, fica super delicado e você impressiona os seus convidados, sem gastar muito.


2,706 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page