top of page
  • Writer's pictureDanielle Trolezi

Torta salgada de liquidificador

A torta mais fácil que você vai aprender a fazer por aqui!



Ontem fizemos um brunch com alguns amigos aqui em casa e eu resolvi que precisava de uma comidinha bem no estilo comfort food, que me fazia lembrar das épocas mais simples - simples, de quando eu era criança e não tinha boletos para pagar.


A minha mãe sempre fazia uma torta de liquidificador recheada com carne moída bem temperadinha. Uma delícia. Mas ela não fazia sempre, pra deixar esse momento mais especial - e também porque ela nunca foi chegada ao fogão rsrsrs.


Acho que ela aprendeu essa receita com a minha tia. Eu não sei onde foi parar o caderno de receitas da minha mãe e tive que recorrer ao oráculo, vulgo Google.


Encontrei uma receita muito parecida no site Panelaterapia - que aliás, recomendo muito, pois é um blog recheado de receitas deliciosas e práticas de preparar!


Ao invés do recheio de carne, resolvi fazer de legumes, mas você pode colocar o que quiser: frango desfiado, carne moída, atum com requeijão fica uma delícia, presunto e queijo com tomate em cubinhos etc.


Única coisa diferente que fiz foi aumentar as proporções da receita da Tatiana, para caber na forma que usei, que tinha 25x25 cm.


Dica: esteja com o recheio pronto e já resfriado quando preparar a receita da massa.


Receita

Recheio

500 gr de mix de legumes da sua preferência

2 colheres (sopa) de manteiga sem sal

Temperos a gosto


Preparo

  1. Eu usei para essa torta brócolis, abobrinha, couve-flor, cenoura e batata. Use os legumes que gostar, adicionar milho, ervilha etc.

  2. Cozinhei em água fervente com sal por apenas 2 minutos para todos os legumes, exceto a batata, que cozinhei por 3 minutos.

  3. Basta escorrer todos os legumes e saltear na manteiga.

  4. Depois, eu corrigi o sal, temperei com pimenta-do-reino e usei um tempero desidratado de cebola, alho e salsa. Esperei resfriar para fazer a massa.



Massa

4 ovos

320 ml de leite

160 ml de óleo ou azeite

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (chá) de sal

4 colheres (sopa) de parmesão ralado

1 e 1/3 colher (sopa) de fermento químico em pó

Queijo parmesão ralado a gosto, para finalizar


Preparo:

  1. Esteja com o recheio pronto e já resfriado quando preparar a receita da massa.

  2. Pré-aqueça o forno a 180oC.

  3. Unte com desmoldante ou manteiga uma forma de 25x25 cm e forre com papel manteiga, deixando uma sobra de papel nas laterais, para facilitar na hora de desenformar. Unte novamente.

  4. Prepare a massa: bata todos os ingredientes no liquidificador. Despeje 2/3 da massa na forma já preparada.

  5. Por cima, espalhe o recheio de sua escolha, às colheradas.

  6. Verta o restante da massa sobre o recheio, polvilhe o queijo ralado a gosto e leve ao forno. Asse por 35-40 minutos, ou até que esteja bem dourada na superfície.

  7. Espere resfriar totalmente para cortar. Sirva fria ou gelada.


Dicas da Dani:

1. Essa torta fica mais gostosa no dia seguinte! Eu gosto de cortar em quadradinhos e levar ao forno no dia seguinte, por 15 minutos, e sirvo fria.


2. Ela pode ser o prato principal, se você servir com uma salada bem caprichada. Ou pode ser a entradinha para um almoço de domingo.



Espero que goste!!!

Se fizer a receita, marque o meu perfil do Instagram pra eu ver: @danitrolezi


Para ver as outras comidinhas que organizei para o brunch, clique aqui.

391 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page