• Danielle Trolezi

Churros com doce de leite e cumaru

Aprenda a fazer churros deliciosos e crocantes, para você servir com o recheio que quiser. A sugestão deste post é montar em copinhos com doce de leite, mas podemos aproveitar que estamos na época de festas juninas e usar outros doces de frutas, como goiabada, doce de cupuaçú e mangada.

Massa do churros

(Adaptada da receita de Churros de Chocolate, da Dani Noce)


Ingredientes

1 xícara + 2 colheres (sopa) de farinha de trigo 1 colher (chá) de fermento em pó 1 xícara de água 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal 2 colheres (sopa) de açúcar cristal 1 colher (chá) de sal 1 ovo 1 litro de óleo para fritar 1 manga de confeitar descartável 1 bico pitanga grande - usei o modelo 1M da Wilton 1 xícara de açúcar cristal, para polvilhar (opcional)

Preparo 1. Misture a farinha e o fermento em pó, peneire e reserve. 2. Em uma panela coloque a água, a manteiga, o açúcar e o sal. 3. Deixe ferver e acrescente a mistura dos secos. Misture tudo e cozinhe por aproximadamente 3 minutos ou até que vire uma bola homogênea, lisa e brilhante.  Dica: é importante cozinhar/secar bem a massa para que você não corra o risco dela explodir quando for fritar e para que a massa não fique com gosto de farinha crua. 4. Coloque a massa em uma tigela e acrescente o ovo. Misture vigorosamente. 5. Arrume a manga de confeitar com o bico pitanga e coloque a massa dentro da manga. 6. Aqueça o óleo a 190oc. Enquanto isso, prepare um prato com papel toalha e um recipiente com açúcar cristal.

7. Quando o óleo estiver no ponto, molhe uma tesoura no óleo para facilitar o corte da massa e aperte a manga de confeitar, até que o churros fique no tamanho que você preferir. Corte a massa com a tesoura, deixando que ela caia sobre o óleo quente. Frite até dourar levemente e escorra no prato com papel toalha. 8. Em seguida, passe os churros no açúcar, ainda quentinho. 9. Sirva com o brigadeiro de doce de leite e cumaru, ou qualquer outro recheio que você preferir, como doce de leite, goiabada, pasta de avelãs, ganache de chocolate, ou até mesmo uma bola de sorvete!

Brigadeiro de doce de leite e cumaru

Ingredientes

1 lata de leite condensado

1 lata de doce de leite (pode ser o leite condensado cozido na pressão por 50 minutos)

1 colher (sopa) de manteiga extra sem sal

1 cumaru ralado na hora*

* Variações interessantes:  

1 colher (chá) de canela em pó misturada com noz-moscada ralada

1 colher (chá) de flor-de-sal (adicionar no final do preparo)

1 colher (sopa) de raspas de limão taiti (adicionar no final do preparo)


Prepao

Levar todos os ingredientes ao fogo baixo, até dar ponto de mingau.

Colocar em um manga de confeitar e levar à geladeira para resfriar por 1 hora. Montagem das verrines: 1 receita do brigadeiro de doce de leite pronto, dentro da manga de confeitar descartável. 1 receita dos mini-churros 30 copinhos descartáveis para verrines (que você encontra em lojas de produtos para confeitaria) 30 palitinhos decorados com bandeirinhas (que você mesma pode fazer utilizando palitos de dente e papel cartão coloridos) Preencher o fundo dos copinhos descartáveis com o brigadeiro (ou outro recheio à sua escolha), colocar 1 mini-churros por cima e decorar com os palitinhos decorados. Duração: consumo imediato Dicas da Dani: 1) Você pode congelar a massa do churros crua, em porções, por até 15 dias. Para descongelar, retire do freezer e deixe em geladeira 24 horas. Antes de fritar, deixe 2 a 3 horas em temperatura ambiente. 2) Sobre o brigadeiro, você também pode congelar já pronto por até 1 mês. 3) Ideal que o churros seja frito no dia da entrega para o cliente, bem como a montagem da verrine.

Rendimento: 30 unidades (considerando mini-churros de 5cm)



Quer receber as receitas e dicas em seu email?

Inscreva-se :)

(prometo que não enviarei spam)

© 2018 by BAKE ME Confeitaria.