• Danielle Trolezi

Carrot Cake - Bolo de Cenoura ao estilo americano

Updated: Jan 16

Conheça um jeito diferente de saborear bolo de cenoura: com especiarias e cream cheese, do jeito que os americanos preferem!


Acho muito curioso como os mesmos ingredientes podem resultar em produtos completamente diferentes. Cada local tem o seu jeitinho de preparar comidinhas deliciosas e não é a toa que a gastronomia é uma das invenções mais ricas do ser humano!


Aqui no Brasil, temos o hábito de fazer bolos de cenoura de um jeitinho bastante característico: batemos as cenouras no liquidificador com os ingredientes líquidos da massa, triturando todos os seus pedaços, até que resulte em uma espécie de purê. As nossas mães serviam pra gente esse bolinho, ainda morno, com uma caldinha de chocolate que craquelava. Era aquele abraço na alma, não era?!


Já os americanos, misturam a cenoura ralada ao final do preparo e adicionam várias especiarias, e preferem açúcar mascavo ao refinado. Pesquisaando a história do Carrot Cake, descobri que ninguém sabe ao certo a sua origem. Parece que esse doce derivou do Carrot Pudding (pudim de cenoura) durante a época medieval no Reino Unido, quando o açúcar era algo difícil e caro de encontrar. Por isso, usava-se as cenouras para adoçar os preparos.


De um jeito ou de jeito, faça essa receita para descobrir qual o seu sabor preferido. Eu experimentei e ainda não consegui decidir. Por isso, fico com os dois!


Ingredientes do bolo de cenoura

(receita do blog Sally's Baking Addiction) 260 gr de nozes ou castanhas (2 xícaras de chá) - reserve metade para decorar

300 gr de açúcar mascavo - 1 e 1/2 xícara (chá)

100 gr de açúcar cristal ou demerara - 1/2 xícara (chá)

240 ml de óleo de milho ou de soja - 1 xícara (chá)

4 ovos

133 gr de purê de maçã

10 gr de extrato de baunilha - 1 colher (sopa)

312 gr de farinha de trigo - 2 e 1/2 xícara (chá)

2 colheres (chá) de fermento em pó

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1 pitada de sal

1 e 1/2 colher (chá) de canela em pó

1 colher (chá) de gengibre em pó

1/4 colher (chá) de cravo em pó

1/4 colher (chá) de noz-moscada em pó

2 cenouras média ralada (260 gr)


Ingredientes para o purê de maçã

1 e 1/2 maçã (usei maçã verde, mas pode ser qualquer uma)

2 colheres (sopa) de manteiga

* Na receita original, o autor diz que o purê de maçã tem a função de não deixar a massa oleosa. O sabor das maçãs não aparece no bolo.

Preparo 1. Pré aqueça o forno a 180o.C, por 15 minutos.

2. Faça o purê de maçã: corte as maçãs em cubos e coloque em uma tigela com água e algumas gotinhas de limão, para não oxidar. Leve a manteiga ao fogo médio, até que fique com cor de caramelo (cuidado para não queimar). Escorra as maçãs e adicione à panela. Cozinhe até que elas fiquem macias, mexendo de vem quando. Esprema com a espátula, para virar um purê. Desligue o fogo e deixe resfriar completamente para utilizar no bolo.

3. Enquanto isso, coloque as nozes em uma forma rasa e leve ao forno por 10 minutos, para que fiquem mais crocantes e o seu sabor se acentue. Retire do forno e deixe esfriar. 4. Unte uma forma de 25 cm de diâmetro e unte com manteiga derretida e farinha de trigo ou somente desmoldante. 5. Misture com um fouet o óleo, os dois açúcares, os ovos, o purê de maçã e a baunilha. 6. Em uma outra tigela, misture a farinha de trigo, o fermento, o bicarbonato, o sal e as especiarias.

7. Adicione essa mistura à tigela anterior, misturando bem com uma espátula, em movimentos delicados. 8. Por último, adicione a cenoura ralada e as nozes e misture delicadamente.

9. Despeje na forma e leve para assar por uns 35 minutos, ou até que, enfiando um palito, este saia limpo. 10. Aguarde amornar e desenforme sobre uma grade para resfriar. Cobertura de cream cheese Você pode fazer a receita da cobertura desse bolo aqui.


Se você gostou dessa receita, é bem provável que irá gostar dessa aqui também!

#bolodecenoura #quadradinhosdebolo #carrotcake #receitasdanitrolezi #bakemeblog

Quer receber as receitas e dicas em seu email?

Inscreva-se :)

(prometo que não enviarei spam)

© 2018 by BAKE ME Confeitaria.