top of page
  • Writer's pictureDanielle Trolezi

Quadradinhos de bolo de cenoura com brigadeiro

Updated: Apr 28, 2021

Se bolo de cenoura já é bom, imaginem este coberto com chocolate e brigadeiro?! Além de gostoso, é uma ótima opção para festas, para vender em um café, vender na faculdade e onde mais tiver gente querendo ser feliz!


Ingredientes do bolo de cenoura 60 gr de manteiga sem sal, em ponto de pomada - 3 colheres (sopa) 60 gr de açúcar mascavo - 1/2 xícara (chá) 15 gr de açúcar cristal ou demerara - 1 e 1/2 colher (chá) 1 ovo grande (60 gramas) 10 gr de extrato de baunilha - 1 colher (sopa) 1/2 colher (chá) de canela em pó 1/4 colher (chá) de cravo em pó 1/4 colher (chá) de noz-moscada em pó 1/2 cumaru ralado (opcional) 60 gr de iogurte natural, sem açúcar - 2 colheres (sopa) 110 gr de farinha de trigo - 3/4 xícara (chá)

1 pitada de sal 5 gr de fermento em pó - 1 colher (chá)

1/4 de colher (chá) de bicarbonato de sódio 1 cenoura média ralada (100 gr) 40 gr de nozes ou castanhas (opcional) - 1/2 xícara (chá)

Preparo 1. Pré aqueça o forno a 180o.C, por 15 minutos. 2. Coloque as nozes em uma forma rasa e leve ao forno por 10 minutos, para que fiquem mais crocantes e o seu sabor se acentue. Retire do forno e deixe esfriar. 3. Unte uma forma quadrada de 20 cm de diâmetro e forre o fundo com papel manteiga. 4. Misture a manteiga e o açúcar e bata com um fouet, até esbranquiçar e se tornar um creme aerado. 5. Adicione o ovo, e bata até misturar bem. 6. Adicione o extrato de baunilha e as especiarias e misture. 7. Em uma outra tigela, peneire a farinha de trigo, o fermento e o sal. 8. Adicione essa mistura em 2 partes, alternando com o iogurte: 1/3 da mistura de farinha e 1/3 do iogurte. Misture bem e repita até acabar os ingredientes. 9. Por último, adicione a cenoura ralada e as nozes e misture delicadamente. Despeje na forma e leve para assar por uns 35 minutos, ou até que, enfiando um palito, este saia limpo. 10. Desenforme sobre uma grade para resfriar e depois, corte em quadrados de aproximadamente 4 cm (ou do tamanho que preferir). Ingredientes para a montagem 16 porções do bolo de cenoura 400 gr de chocolate amargo ou ao leite para banhar 32 unidades de brigadeiros de 10 gr cada Pó para decoração na cor bronze (opcional)

Flores comestíveis para decorar (opcional)

Montagem 1. Leve os quadradinhos de bolo ao freezer por 10 a 15 minutos, para facilitar no momento de banhar no chocolate. 2. Enquanto isso, faça o derretimento e temperagem do chocolate. 3. Disponha as porções de bolo sobre uma grade, e coloque a grade sobre uma assadeira rasa (assim, o chocolate irá escorrer dentro da forma e você poderá reaproveitá-lo). 4. Com uma concha ou colher, derrame o chocolate sobre o bolo e coloque 2 brigadeiros em cada porção. Decore com flores comestíveis, se quiser, para um acabamento mais delicado. 5. Com o auxílio de uma espátula, retire o bolo da grade e disponha-os sobre uma folha de papel manteiga. 6. Aguarde completa cristalização do chocolate para embalar. Caso queira agilizar, pode levar à geladeira por 15 minutos para agilizar este processo. 7. Com pincel, misture o pó bronze com algumas gotinhas de vodka ou álcool de cereais e pulverize no chocolate.


Rendimento: 16 unidades


Dica: se quiser que a porção do bolo fique mais altinha, você pode dobrar a receita da massa e assar em uma forma quadrada de 25 cm.


Ensinei essa receita no programa Revista da Cidade, da TV Gazeta. Assista ao vídeo.


Se você gostou desta receita, é provável que goste dessa aqui também!

 
744 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page