top of page
  • Writer's pictureDanielle Trolezi

8 truques infalíveis para fazer brigadeiro em casa sem errar

Updated: Apr 6, 2021

Esse post é "pácabá" com o sofrimento de não saber fazer um brigadeiro gostoso, cremoso, sem grumos, igualzinho ao de uma confeiteira profissional!

Brigadeiro é aquela companhia querida que te agrada faça frio ou faça sol! Pra receber os amigos em casa, pra levar como sobremesa para aquele almoço de família, pra comer direto da panela, assistindo um filminho num final de domingo. Ah que delícia!


Brigadeiro é aquele carinho na alma...

Mesmo que você faça esse docinho maravilhoso de forma despretensiosa, é preciso tomar alguns cuidados para que você tenha um resultado incrível, digno de uma confeiteira profissional!


Então eu separei 8 dicas infalíveis pra te ajudar nisto!


1. Escolha sempre uma panela de fundo grosso, para que a massa não queime durante o preparo. Eu gosto muito das panelas de inox, pois o material retém e distribui o calor por igual, cozinhando o brigadeiro de forma mais rápida.


2. O chocolate é o principal ingrediente do brigadeiro - depois do leite condensado. Escolha um que você goste de comer puro e, de preferência, escolha algum com alto teor de cacau. Se possível, evite usar achocolatados.


3. Use uma boa quantidade de manteiga sem sal, pois a gordura contribui com a textura cremosa e retarda a cristalização do brigadeiro.


4. Quando estiver preparando o seu brigadeiro lindo e gostoso, cozinhe a massa em fogo médio-baixo, mexendo sempre. Tem que ter paciência mesmo. ;)


5. Cuidado para não cozinhar a massa em excesso e deixar o seu brigadeiro em ponto de bala (a massa pode ficar dura como pedra quando resfriar e a tendência é cristalizar). A massa do brigadeiro deve estar densa, porém, cremosa ao sair da panela. Lembre-se que o brigadeiro ficará mais firme depois de frio.


6. Enrole o brigadeiro com as duas mãos, para que eles fiquem bem redondinhos e bonitos! Eu gosto de usar luvas e um pouquinho (quase nada!) de manteiga. Coloco o brigadeiro na palma da minha mão esquerda e faço movimentos circulares apenas com a mão direita.


7. Deixe de lado o granulado massaroca de chocolate e use raspas de chocolate de verdade. Você mesmo pode fazer as raspas, comprando uma barra de chocolate bem gostoso e raspando com o auxílio de uma faca ou raspador.


8. Consuma o brigadeiro de preferência no dia do preparo, assim eles estarão mais fresquinhos, macios e amanteigados!


9. Se precisar congelar, você pode guardar a massa em um pote hermético, com filme PVC em contato, por até 30 dias. Pode até congelar o brigadeiro porcionado, para adiantar uma encomenda, por exemplo. Para descongelar, deixe em geladeira por 24 horas e somente depois desse tempo passe a temperatura ambiente. Assim, você evita a condensação e mantém a qualidade do seu doce.


10. É interessante pensar no ponto do brigadeiro que você deseja, dependendo do tipo de utilização: se for para bolear, ele deverá estar firme; se for para um recheio de bolo, por exemplo, cozinhe por menos tempo, para que você consiga espalhar facilmente.



Quer experimentar colocar a mão na massa?

Veja algumas receitas que temos no blog:


E se você gostou dessas dicas, veja essa também:

 

Se as nossas dicas foram úteis pra você, compartilhe nas redes sociais com as hashtags #bakemeblog e #danitrolezi. Vou adorar ver as suas produções!


9,203 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page